Matram

Movimento para o Acesso ao Tratamento em Mocambique

Novas orientações da OMS para pessoas com diagnósticos tardios de infeção pelo HIV

Novas orientações da OMS para pessoas com diagnósticos tardios de infeção pelo HIV

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um novo conjunto de orientações para o tratamento e cuidados de saúde de pessoas com infeção pelo HIV em estádio avançado incluindo pessoas com contagens CD4 inferior a 200 ou com doenças e sintomas graves relacionados com a infeção pelo HIV. As pessoas diagnosticadas com infeção pelo HIV, quando a sua contagem CD4 e muito baixa, tem um risco muito elevado de futura progressão da doença e morte e necessitam urgentemente de tratamento antiretroviral. Para as pessoas diagnosticadas com infeção pelo HIV e infeção oportunistas, como a tuberculose, o risco mantém-se elevado, mesmo quando o diagnósticos tardio tenha diminuído nos anos recentes, o numero continua a ser inadmisivelmente elevado.

As novas orientações cobrem o diagnostico, retenção e tratamento de infeção graves associadas a infeção pelo HIV em estádio avançado.

Diagnostico:

Teste de contagem de células CD4 – podes identificar pessoas em risco e de contrair infeções graves e de progressão da doença.
Rastreio da tuberculose – a tuberculose e uma grande causa de morte entre as pessoas com diagnósticos tardio de infeção pelo HIV.
Rastreio de antigénio criptococico entre pessoas com contagem CD4 inferior a 100.

Tratamento preventivos:

Prevenir a tuberculose – tratamento de prevenção com isoniazida para todas as pessoas que nao tem tuberculose ativa.
Prevenir a doença criptococica – tratamento preventivo com fluconazol para todas as pessoas com contagem CD4 inferior a 100 e resultado positivo para o antigénio criptococico.
Prevenir infecoes bacterianas, toxoplasmose e malária – profilaxia com cotrimoxazol para todas as pessoas com doenças relacionadas com a infeção pelo HIV, contagem CD4 inferior a 350 e pessoas que vivem em zonas atingidas pela malária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba actualizacoes

Eventos, dicas e Noticias:

Enviar