Matram

Movimento para o Acesso ao Tratamento em Mocambique

Criança tem infeção pelo HIV controlada apesar de nao estar sob tratamento há 8 anos e meio

Criança tem infeção pelo HIV controlada apesar de não estar sob tratamento há 8 anos e meio

Uma criança de nove anos da África do sul tem a carga viral bem controlada apesar de estar sem tratamento antirretroviral ha oito anos e meio.

Uma criança participou no estudo CHER, um estudo que comparava duas estratégias de tratamento em crianças seropositivas para o HIV.

Diagnosticada com infeção pelo HIV quando tinha um mês, a criança iniciou o tratamento antirretroviral um mês depois e foi incluída de forma aleatória no grupo que esteve sob tratamento durante 40 semanas.

Agora com nove anos e meio , a criança manteve carga viral indetectavel desde que interrompeu o tratamento.

O numero de células que contem ADN do HIV – o reservatório viral – também se manteve estável desde a interrupção do tratamento.

A criança tem uma resposta imune ao HIV.

E possível que a infeção pelo HIV possa estar presente em níveis extremamente baixos, mas nenhuma das varias técnicas de rastreio utilizadas conseguiu detectar um vírus capaz de replicação.

OS investigadores tiveram o cuidado de nao descrever a criança como estando curada e ainda nao e claro por que motivo a carga viral se manteve indetectavel por um tempo tao grande e sem tratamento.

Este e o terceiro exemplo de uma criança que iniciou o tratamento pouco após o nascimento, o interrompeu após alguns meses ou anos e que veio a conseguir controlar a infeção pelo HIV por um período prolongado.

Uma destas crianças mantém o controlo viral onze anos após ter interrompido o tratamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba actualizacoes

Eventos, dicas e Noticias:

Enviar