Estratégias

Dar resposta a situação de maior número de pessoas que vivem com o HIV-SIDA que não tem acesso aos medicamentos que garantem uma vida longa

Contribuir para a estabelecimento de acordos justos e sua implementação em beneficio de PVHIV

Promover a consciêncialização da Sociedade Civil e das comunidades sobre o acesso ao tratamento das PVHIV

Objectivos

Áreas Fundamentais

Advocacia

O sucesso do MATRAM de geral níveis de atenção desejada e respostas ao HIV-SIDA vai depender largamente do grau até que ponto será capaz de captar a atenção daqueles que estão em melhores condições para providenciar recursos os recursos necessários que hoje estão em falta no apoio de PVHIV. Isto vai requerer níveis mais altos de visibilidade assim como a credibilidade para o MATRAM. Missões de bons ofícios de embaixadoras nacionais de boa vontade poderá gerar bons momentos de consciencialização nacionais acerca da humanização da realidade do HIV-SIDA. Essas missões poderão ser instrumentos extremamente efectivos para criar um momentum necessário para elevar as actividades em cursos na área de HIV-SIDA para ambas aquelas PVHS e crianças infectadas e afectadas pelo HIV-SIDA assim como fazedores de opinião e desenvolvimento de programas de advocacia que será o foco de uma actividade intensa do MATRAM nos próximos anos.

Informação e Documentação

Ainda há um nível inadequado em termos de da documentação e informação das experiências das PVHIV e os seus esforços pessoais e institucionais para criar uma auto-resposta ao HIV-SIDA significativa. Nos próximos anos o MATRAM vai rectificar esta situação através da produção própria do desafios enfrentando pelos membros do MATRAM que vivem a dupla realidade do HIV-SIDA e a actividade de combater ao HIV-SIDA.

Formação em Literacia para o Tratamento

Com o andar de tempo, os membros do MATRAM, tornaram-se veículos importantes na abordagem do impacto do HIV-SIDA nas suas comunidades. Isto é conseguido através da disponibilização directa de serviços e apoio as comunidades afectadas assim como através do papel de modelo dos seus membros na sociedade. Para alcançar números cada vez mais maiores de PVHIV precisa-se de mais formação para os membros do MATRAM na área da literacia para o tratamento. Estas formações serão de dois tipos: Primeiro, a formação vai ser necessária para melhorar as capacidades vitais para o aconselhamento e cuidados e o papel de advocacia que os membros do MATRAM sabem muito bem usar para reavivar a vida e a esperança entre os colegas e amigos. Segundo, as formações vão ser necessárias para gerar níveis aceitáveis da segurança económica e a gestão organizacional efectiva anteriormente discutidas.

Mobilizar comunidades, lideres comunitários, e todos os sectores em Moçambique para garantir o acesso ao tratamento para as pessoas necessitadas. Garantir o cumprimento de programas instituídos ao nível Nacional e internacional.

Fazer advocacia junto ao governo, doadores e indústria farmacêuticas;

Mobilizar a comunidade para combater a estigma e discriminação de PVHIV;

Participar e estimular processos de responsabilização do Governo e suas instituições nos programas de tratamento das PVHIV.

Dar aos membros de volta as suas vidas, sonhos e esperanças renovadas e enriquecidas acerca as possibilidades disponíveis para as PVHIV para além do HIV;

Desenvolver uma perspectiva de vida que valoriza o amor, família e amigos;

Desenvolver uma perspectiva que leva a vida como uma dadiva;

Desenvolver uma atitude a vida que luta para enfatizar nas melhores situações e alcançar o máximo, a qualquer altura na escada da vida;

Providenciar um fórum para expressão e demonstração do ser uma PVHIV que cuida atempadamente, incansável e inquantificável a provisão cultural de apoio e cuidados da mulher, órfão e suas famílias em todo pais.

A nível nacional há dois maiores desafios que o MATRAM enfrenta. Primeiro a necessidade da segurança económica para assegurar que cada poderoso ganho psicológico feito pelos membros do MATRAM não sejam corroídos devido as dificuldades económicas, ambos ao nível individual das PVHIV assim como das suas organizações. Segundo, a sua capacidade gerar, em cada sector da sociedade, níveis suficientemente grandes de interesse e compreensão acerca do impacto do HIV-SIDA nos seres humanos, especialmente PVHS e órfãos e, assim criar ao nível individual e colectivo da resposta a epidemia.

Scroll to Top